Soraya-Bento-Morais-Psicologa

O meu nome é Soraya Bento Morais e sou Psicóloga, membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o número de cédula profissional – 24553. Tenho o Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU e a minha prática é orientada pelo modelo psicanalítico.
Apercebi-me, através da minha experiência em psicologia clínica, que o trabalho do psicólogo ou do psicoterapeuta não deve ser perfeito mas sim suficiente. Apercebi-me também que é daqui que nasce o amor à verdade, a aceitação incondicional, a empatia e a relação com o outro e que, só assim, poderemos ser “catalisadores da reacção espontânea” (Coimbra de Matos, 2011) e permitir que um outro possa reparar o que quiser da sua realidade, abrindo portas para que este outro possa relacionar-se melhor consigo e com o mundo. Ou, de forma resumida, sermos “a chave de ignição que precisava para as coisas lá fora” como me disse um dos meus pacientes.
Enquanto psicóloga clínica a minha prática, assenta no maior e mais profundo respeito pela dignidade humana. E, que a saúde mental é e deve ser, um direito fundamental.